Por Gary M. Singer


Quando a árvore de um vizinho causa danos à sua propriedade, qual é a responsabilidade do vizinho? Os proprietários precisam cuidar de suas árvores ou possivelmente enfrentarão uma ação judicial.

FORT LAUDERDALE, Flórida — Pergunta: Meu vizinho tem um grande pinheiro que morreu neste verão. Fica a um metro e meio do limite de nossa propriedade compartilhada e ao alcance de danificar nossa casa se cair. Como funcionaria a responsabilidade financeira entre nós, eles e nossas respectivas companhias de seguros? – Jen

Resposta: Se uma árvore cair em sua propriedade porque não é saudável ou não é mantida pelo proprietário, o proprietário será responsável pelo pagamento dos reparos em sua propriedade.

A lei não protege o proprietário de uma árvore que negligencia a manutenção da árvore, o que causa danos à propriedade de outra pessoa.

No entanto, a lei protegerá o proprietário de uma árvore que mantém as suas árvores, mesmo que uma árvore danifique a propriedade do vizinho através de eventos inesperados, como uma tempestade.

Portanto, é crucial que os proprietários de árvores façam a manutenção regular para evitar responsabilidade por danos causados ​​por árvores insalubres. No seu caso, parece claro que seu vizinho não está fazendo isso.

Como a árvore está morta, qualquer dano que ela causar será de responsabilidade do seu vizinho.

Embora a apólice de seguro do seu proprietário deva proteger contra esses danos, você deve examinar sua cobertura para confirmar. Se algo acontecer e sua seguradora pagar pelos reparos, ela tem o direito de solicitar reembolso do seu vizinho. Isto é chamado de “sub-rogação” e é um direito concedido às companhias de seguros na maioria, senão em todas, as apólices de seguro que vi.

Sua seguradora solicitará o reembolso de seu vizinho e irá processá-lo se ele ou sua seguradora não intervirem.

Dito isto, é melhor evitar totalmente esse problema.

Dependendo do seu relacionamento com seu vizinho, você deve conversar sobre isso com ele ou escrever um bilhete.

Se eles não cooperarem e você morar em uma associação comunitária, poderá procurar ajuda do administrador da propriedade. Outra opção pode ser falar com a aplicação do código ou com um departamento semelhante no seu município local.

Embora possa ser desconfortável tomar estas medidas, é melhor do que lidar com uma casa danificada. No mínimo, comunicar o problema documentará a negligência do seu vizinho, caso haja um problema.

Copyright © 2024 South Florida Sun Sentinel, Gary M. Singer. Todos os direitos reservados.